segunda-feira, janeiro 31, 2005

perdi a voz!!

o pior é quando a gripe nos engana. saímos de casa, vamos passar o fim-de-semana fora... e zás!!
ontem cheguei à noite e vinha afónica. "melzinho e amanhã volta tudo ao normal". pois sim... levanto-me, tento articular b-o-m-d-i-a e não emitia som. nada! tentei falar baixinho e assim foi durante a manhã.
chego ao médico e ele diz-me muito sorridente (quase vislumbrei ali uns cornixos na cabeça, uma cauda vermelha e um tridente na mão): "não pode falar". sim, isso já eu sabia! tem mais novidades? "não está a perceber, o que lhe quero dizer é que tem um problema nas cordas vocais e nem sequer pode sussurrar... porque eu não deixo". ah, bom, podia ter dito logo!
O QUÊ?? eu, comunicadora nata (cof cof... é a gripe!), falo pelos cotovelos, e agora NÃO POSSO FALAR?! "exactamente, durante uns dias. e não pense que a voz volta de repente, nada disso. vem devagarinho". como se fosse o processo invertido? vem um fio de voz, depois mais um bocadinho, depois até se nota que estou rouca, agora menos e finalmente já me faço ouvir? "sim, isso tudo. agora não me agradeça, porque estou cá para isso e além disso proibi-a de falar". (de novo o sorriso maléfico...)
novos melhores amigos: bloco de notas e caneta.

***
sala de espera da consulta de otorrinolaringologia (ena, é a maior palavra que sei escrever!): entro, há meia dúzia de cadeiras e vejo 4 delas ocupadas... por 2 pessoas!
uma senhora (mãe, presumo) sentadinha e nas restantes 3 estava o filhinho esparramado, com a cabecinha no colo da mamã e os pés na parede - calçado!! o menino, coitadinho, devia ter uns 20 e poucos anos e era um bebé ainda.
a mamã faz cafuné, o menino geme. a mamã dá um beijinho, o menino geme de novo. a mamã diz um miminho ao ouvido e o menino... geme! (boa, adivinharam) ai que chatice, que está quase a dar-lhe o badagaio!
voz no altifalante: "Tomás-qualquer-coisa"! aí vai ele, devagarinho (apesar do problema não ser nos pés, o menino arrastava-se), geme mais um bocadinho e vamos lá que a mamã dá o bracinho e ampara a pobre criaturinha. cutxi cutxi. a esta altura da vida não era para deixar de ser fiteiro e ter maneiras? a mim parece-me que sim...