quinta-feira, janeiro 27, 2005

publicidade enganosa

sou normalmente influenciada pela publicidade televisiva. quanto mais parva, melhor.
há umas semanas deparei-me com um anúncio do actimel e pensei: ena, este é suficientemente idiota para me deixar influenciar! e assim foi :)

personagem: uma jovem senhora bem parecida - daquelas que nos fazem lembrar logo mulheres bem sucedidas profissionalmente e que ainda têm tempo para a vida doméstica e familiar e para saídas nocturnas a sítios chiques, como óperas, teatros ou festas sociais (ok, estas últimas não são chiques!).
local: uma daquelas praças de alimentação de um centro comercial vazio (!!).
texto: não tenho tempo nem feitio para estar doente, por isso tomo actimel.

boa, pensei eu. :) a mulher não só correspondia ao retrato mental que elaborei, como ainda por cima tínhamos semelhanças:
1. também não tenho tempo para estar doente: tenho um curso para acabar, fora os extras em que me meti para poder dizer que sou uma miúda ocupada!
2. também não tenho feitio para isso. tenho até, devo dizer, um feitiozinho muito lixado, reclamo com tudo: tosse, pingo no nariz, medicamentos, roupa a mais (uma camisola e um casaco deviam ser sempre suficientes...mesmo com uma vaga de frio!), dores de cabeça, dores no corpo, não poder sair, dormir mal, ver televisão o dia inteiro... vêem? eu disse que era difícil de aturar!

ora se eu passar 15 dias a beber actimel, como diz o anúncio, melhoro as minhas defesas naturais e escapo ao surto de gripe que por aí anda, pensei. venha ele, de frutos tropicais, que é o melhor. :) e depois ainda posso fingir que espirro, vou ao supermercado e peço o reembolso (eles garantem a devolução, caso o cliente não fique satisfeito).

uns dias depois, a dita gripe atacou-me! será que não vê publicidade?! :O ora já não era preciso FINGIR o espirro!!
resultado: tosse, pingo no nariz, medicamentos, roupa a mais, dores de cabeça, dores no corpo, não poder sair, dormir mal, ver televisão o dia inteiro... duh! a isto eu chamo PUBLICIDADE ENGANOSA.
abri o frigorífico, actimel por todo o lado! olhei enraivecida os que ainda não bebi e de imediato me lembrei: o reembolso!! e, com sorte, ainda os processo.

mas a realidade é dura e acaba sempre por vir à tona: não guardo talões de supermercado. também não é hábito corrente guardar os copinhos de actimel - o lixo costuma ser o destino mais provável. e também não utilizo o calendário para riscar os dias como a senhora do anúncio - talvez por isso me tenha escapado 1 dia ou 2... se calhar eles podem alegar estes pormenores em tribunal e rapidamente fazem esquecer que ELES, senhores da indústria iogurteira (ou seja lá ela qual for) é que me causaram esta maldita gripe!! tiveram a ajudinha de um vírus, é certo, mas eles são os verdadeiros responsáveis!!

PUBLICIDADE JAMAIS! (até à próxima...)

2 Comments:

At 1:25 da tarde, Blogger Mãe Minhoca said...

eheheheh! Eu tambem ja andei a embebedar-me em actimel por umas semanas, mas depois fartei-me daquilo. A minha saúde nao andava por aí alem, mas nao aqueceu nem arrefeceu. Eu gostava mesmo do sabor daquilo! Do normal, sem aromas! Mas depois achei que aquele preco escandaleira nao merecia o esforco!!

 
At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Publicidade enganosa.
Um dia o meu falecido Pai quis comprar uma televisão a cores porque a que tinha já era velha.
Foi á loja e mostraram-lhe várias e disseram-lhe uma delas era mais cara por ser electrónica. Como filho trabalhava em electrónica ele ficou com aquela no ouvido e veio perguntar-me. Eu disse-lhe que lá voltasse e dissesse que o filho tinha uma que ainda era a vapor, mas expliquei-lhe a razão porque eles chamavam electrónica aquela que estava na montra. Por ter um selector de canais por toque com o dedo chamaram-lhe electrónica.
Ele voltou á loja e disse o que eu lhe mandei dizer. Na frente dele obteve um sorriso amarelo mas gozou com o sistema de markting do fabricante da televisão por lá ter escrito na caixa a palavra electronic.
A publicidade é só lixo meus caros.
Sebastião

 

Enviar um comentário

<< Home