quarta-feira, outubro 20, 2004

"the year's most touching and satisfying love story"
"insightful, intelligent and creepy"
"the creator of 'the sixth sense' has done it again!"

(críticas ao filme "the village", que figuram no site oficial)

depois de ter visto umas quantas vezes a apresentação, decidi que não me apetecia ver o filme. parecia-me mais uma daquelas historietas de terror, que não assustam, não agarram à cadeira e a única coisa que despertam é o riso fácil, pela previsibilidade.
ouvi uns quantos amigos dizerem que tinham gostado. não costumo seguir estes conselhos. mas foram tão persuasivos, que não resisti: "vai e descobres que não é nada do que pensas...de repente a história muda e tem um final surpreendente". vamos lá então...

não sei se as considerações que posso fazer agora serão as mais correctas. isto porque é muito difícil - como, de resto, em todos os filmes de Shyamalan - ter uma percepção imediata do que a história nos transmite.
lembro-me que o "sexto sentido" e o "signs" provocaram em mim emoções muito diferentes (o primeiro adorei, o segundo detestei). mas fazem-nos sempre pensar. e isso é bom. uma memória, uma identificação, até revolta. acho que senti tudo isto e mais que não ouso dizer. talvez não saiba.
um bicho papão, um mistério sombrio, um argumento inteligente, uma história de amor. vale tudo menos ser um espectador passivo. até porque a inocência e a força de Ivy (brilhante a actriz Bryce Dallas Howard) não deixam, incomodam...

"never enter the woods, that is where they wait"...

***
não queria deixar passar este espacinho, sem dar os PARABÉNS a alguém muito especial...Ricardo. acho que te disse tudo. mas se por um acaso escapou alguma palavra, tu descobres em cada olhar.
obrigada por teres mudado a minha vida e por continuares aí. este lugar é teu :) ia dizer que te adoro, mas isso já sabes...*