sexta-feira, abril 15, 2005

uma promessa cumprida. next!

quem é que inventa estes questionários? não é que eu goste particularmente de responder, mas como o tema são os livros e foi-me enviado por duas meninas por quem tenho muita estima, aqui vai. :)
Rita, Brígida Maria: não perdem pela demora! ;)

atenção: ficaram de fora taaaaaaaaaaantos autores, taaaaaaaaaaantos livros e taaaaaaaaaantos temas!!

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

confesso que não li Fahrenheit 451. por isso, como aconselha a Rita, vou ignorar a primeira parte da pergunta.

gostava de ser um livro intemporal. daqueles que lemos aos 8 ou aos 80 com a mesma intensidade e devoção. mas que nos permitem, por acumulação de anos e experiência, sorrir ao ver como o pensamento muda.
"O Principezinho" de Saint-Exupéry.

2- Já alguma vez ficaste apanhadinh@ por uma personagem de ficção?

hum... acho que não. mas fiquei com um fraquinho pelo Valença, do "Equador" (Miguel Sousa Tavares). meia-idade, maduro, charmoso... eu e ele numa ilha tropical. não sei porquê, associei-o ao meu ídolo cinematográfico. ;)

3- Qual foi o último livro que compraste?

"O Amor é Fodido", de Miguel Esteves Cardoso.

4- Qual foi o último livro que leste?

"Diário de um Killer Sentimental", de Luis Sepúlveda.

5- Que livros estás a ler?

para a faculdade, "O Quarto Equívoco - O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea", de Mário Mesquita.
por prazer, "As Ondas", de Virginia Woolf.

6- Cinco livros que levarias para uma ilha deserta.

só cinco? ok, vou tentar...

1. "Ulisses", de James Joyce. ando a adiar a leitura, porque parece que não é um livro fácil.
2. "O Principezinho", de Saint-Exupéry. o motivo já o expliquei. além disso, se ele estava num planeta deserto, eu podia sonhar com encontros semelhantes numa ilha.
3. "Cem Anos de Solidão", Gabriel García Márquez. ilha deserta...
4. "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de José Saramago. porque adorei! e mai' nada.
5. um livro em branco, para eu escrever.

de certeza que são só cinco? :) há centenas de outros livros que escondia num baú para levar às escondidas. com tanta personagem, a ilha ficava logo povoada.

7 - A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

ao (Katra)Ponga, porque é um visitante dedicado (e, consta, com sotaque nortenho). :)
à 'Bóbora (que me vai esganar), que reserva um lugar importante à cultura - no blog e na vida. :)
à P. (aka Rita), que é uma menina muito doce e gosta de excertos... :)

10 Comments:

At 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o Valenca... levaste essa do "apanhadinha" a sério :P (por acaso...)

 
At 4:56 da tarde, Blogger Joana said...

ai Pollie, os homens maduros exercem em mim uma atracção fatal. ;)
e o Valença, tadinho, ali sozinho em S. Tomé...

 
At 5:10 da tarde, Blogger Joana said...

meeeeeesmo meeeeeeeeesmo não 'Bóbora. :) mas eu sei que tu gostas muito de ler... :)

 
At 8:10 da tarde, Blogger K. said...

Não tenho sotaque do norte, por acaso. Mas gosto de ouvir! Faz-me sentir bem.

Isto é para responder na beluga??

 
At 8:25 da tarde, Blogger Joana said...

sim, Ponga :)*
(pelo menos tu não me esganaste)

 
At 9:22 da tarde, Blogger K. said...

Eu não esgano meninas simpáticas... ;)

 
At 2:28 da tarde, Blogger Joana said...

eu também não, nem meninas nem meninos. :) mando-lhes antes questionários ;)*

 
At 11:31 da manhã, Blogger Joana said...

vês 'Bóbora, não custou nada! ;)

(devias era passá-lo para o teu blog)

 
At 7:35 da tarde, Blogger Luis Gaspar said...

Namorado suou mesmo querido ****************

 
At 7:40 da tarde, Blogger Joana said...

benvindo Luís :)

 

Enviar um comentário

<< Home