sábado, maio 07, 2005

Banco Alimentar

Campanha do Banco Alimentar

dia 07 de Maio de 2005 (turno das 11h às 13h)

mais uma vez lá fomos nós, todas catitas: a Di, a Bravo e eu. desta vez a prima Fifas não veio.

conclusões:

- na época de Natal, na campanha de Dezembro, as pessoas são mais generosas;

- ao fim-de-semana, a maior parte dos portugueses (a ver pela amostra) passa o tempo todo em supermercados. senão, vejamos:

às 11h da manhã tinha pessoas que me diziam já terem contribuído noutro lugar. se a campanha começa às 9h, levantaram-se cedíssimo apenas e só para irem ao hipermercado do outro lado da cidade encher um carrinho para doar ao BA. e, claro, depois vieram ao mais baratinho supermercado do bairro abastecer a própria despensa!

- é quem mais precisa que mais contribui;

- é quem tem mais dinheiro debaixo do colchão (ou lenços ao pescoço, jóias no pulso ou visons no armário) que é mais mão de vaca;

- os estrangeiros acham que os sacos dados à entrada são para levar os géneros à saída;

- a malta nova é mais difícil de convencer, mas acaba (quase) sempre por ajudar;

- as respostas mais comuns entre os velhinhos são "já dei", "dou amanhã" ou "e quem é que me dá a mim?";

- o segurança do Pingo Doce da Almirante Reis é um tangas:

estive 2 horas a tentar convencê-lo a contribuir e ele nada - "estou na minha hora de trabalho"! porém, de 10 em 10 minutos saía para fumar um cigarro (deve ser condição necessária para trabalhar ali ter os pulmões chamuscados). entretanto, tem o descaramento de dizer que é muito bonita esta campanha e devia existir mais vezes ao ano. ah, também é uma vergonha haver poucas pessoas a contribuir. e para que é que dizem 'sim, eu ajudo', se depois deixam os sacos espalhados? (pelo menos, façam como ele: não digam!)

o importante é que a divulgação da campanha nos media está a ter óptimos resultados. tivemos pessoas que foram de propósito ter connosco apenas para doarem alguns alimentos ao BA. :)

***

saio do comboio, a chegar a casa, e apanho um daqueles chatarrões das campanhas do Sapo ADSL.

Chatarrão: já conhece o Sapo?

Eu: já contribuiu para o Banco Alimentar?

[parece surpreendido. aposto que esta resposta é original]

C: o quê?

E: olhe, vá ali ao pingo doce e encha um saquinho para as pessoas que precisam.

C: mas já usa os nossos serviços?

E: já sim. [peta!]

C: e está satisfeita?

E: estou sim. agora vá ajudar o BA!!

[o chatarrão ficou com ar de desalento]

4 Comments:

At 8:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu era das que iam de propósito ao supermercado apenas para contribuir. e nao fazia nada de especial. especial era se todos fizessem o mesmo!

 
At 9:58 da manhã, Blogger Joana said...

Mascote, Silent, não se preocupem que ainda vão a tempo! :)
hoje, durante todo o dia, estaremos espalhados pelos super e hipermercados deste país fora. ainda vão a tempo de contribuir.
e se cada um der um bocadinho, o pouco faz muito! :)

p.s. Mascote, benvinda :)

Pollie, são essas pessoas que nos deixam assim com o coração balançado. porque o que deveria ser prática comum, é apenas excepção :) obrigada*

 
At 5:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

realmente há gente muito egoísta!! será que custa assim tanto dar 29 cêntimos por um pacotinho de massa que pode alimentar umas tantas bocas?! aquele segurança realmente tinha cá uma lata... "ah, e tal estas campanhas deviam existir mais vezes... e é cada desculpa que as pessoas inventam para não dar nada." isto dito por um mamarracho que não fazia nada senão fumar o seu maço de tabaco por hora!! ora haja paciência!

 
At 11:01 da manhã, Blogger snowgaze said...

Eu nunca fui de propósito, mas quando o BA lá estava acabava sempre por dar qualquer coisa. E como as pessoas do BA nao davam nenhuma indicacao sobre o que precisavam, acabava por meter também um pacote de bolachas, afinal quem precisa também deve ter umas coisas doces de vez em quando.

 

Enviar um comentário

<< Home