terça-feira, agosto 31, 2004

não é segredo que a rádio é a minha paixão.
sintonizem uma qualquer estação e estejam atentos. à música, ao animador, ao jornalista, ao locutor, à publicidade. conseguem descobrir aí um bocadinho de vós?

"o trânsito continua compacto na ponte 25 de abril" - talvez vos interesse, se tiverem que a atravessar.
"a temperatura máxima para hoje é de 27 graus. céu limpo em todo o território e vento fraco" -talvez queiram saber o que vestir ou como poderão aproveitar o dia.
"o autocarro que transportava as 24 crianças conseguiu desviar-se, não havendo qualquer registo de feridos" - talvez queiram manter-se informados.
"já a seguir, 'Norah Jones' na sua rádio" - talvez a música seja uma boa companhia.
"e Simão passa a bola para Ronaldo, vai rematar...é o goooooooolo"- talvez mostre o que os olhos não podem ver.

é engraçado como o rádio é apenas aquele aparelho que ligamos para sentir que não estamos sós. é somente uma companhia...não importa que o fulano-que-está-para-ali-a-palrar-coisas-que-não-interessam-e-a-repetir-os-nomes-das-músicas-vezes-sem-conta tenha um nome.
não importa que faça o seu trabalho com empenho. não importa que pense nas pessoas para quem fala. não importa sequer que se esforce por nos dar algo mais do que um sonzeco para não desesperarmos no meio do trânsito, em hora de ponta.
é só mais uma voz que não nos diz nada. apenas o nome da música, e isso se ela nos interessar!
como se não fizesse parte das nossas vidas. como se fosse só parte necessária, mas irrelevante - como uma banda sonora a que não damos importância - de momentos diferentes das nossas memórias.

conseguem 'ouvir' um radialista sorrir? prestem atenção...e só para nós. sejamos 20 ou 20.000, é para nós que está a falar. e com a mesma dedicação que o faz, devíamos aplicar-nos em retribuir da mesma forma. e é tão simples, é só ouvir...

de repente, ligo o rádio e aquela música é para mim. ninguém o disse, mas eu sei. é a minha música. e são aquelas palavras, sorrateiras, quase silenciosas, que ma dedicam.
"every day's a new day...hey 15, there's never a wish better than this...when you only got 100 years to live..."
obrigada :)

1 Comments:

At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora aqui está um assunto que me toca, em particular. (Não sei se já vos tinha dito... esta miúda "dá-lhe bué"... escreve bem que se farta, até mete impressão). De facto, nem sempre é dado o devido valor a quem está por detrás de uma emissão de rádio, independentemente da função que assume. Eu, como "animador" de rádio (confesso que não gosto muito do conceito, porque, no fundo, locutor, é o que realmente sou), sinto que nem sempre o ouvinte dá o devido valor a quem está deste lado. Não falo só por mim, aproveito também para generalizar... há quem julgue que é muito fácil estar aqui a "palrar" o que quer que seja, nem sempre o é. Há dias em que tudo parece correr mal e nós (profissionais de rádio), temos que manter uma performance sempre no top, com um sorriso rasgado, uma "pica" descomunal... and so on. Prometo retomar o tópico. Agora, tenho que ir... o "dever" chama-me.

MF

 

Enviar um comentário

<< Home