sexta-feira, setembro 10, 2004

não gosto muito de elogios. tenho alguma dificuldade em lidar com eles e perceber o que fazer. normalmente, a primeira reacção é corar - é inevitável. logo em seguida, surge a dúvida: e agora, agradeço ou retribuo? ou ambos? e depende da pessoa ou da situação em que o elogio é feito? e foi dito com sinceridade ou são só palavras de circunstância?
(a propósito, se algum de vocês souber como reagir acertadamente nestas alturas, faça o favor de me dizer!)
não vou ser hipócrita e dizer que não me sinto bem. "essas calças ficam-te a matar" ou "gostei muito do teu trabalho" sabe sempre bem ouvir. mas depois há também a distinção: ou o elogio é para a pessoa ou para o seu trabalho. em relação a este último, fico muito contente quando ouço uma apreciação positiva. é nos outros, os que se dirigem a mim, que está a dificuldade...não sou uma pessoa que cora facilmente (pois...vocês sabem), por isso fico muito aborrecida quando os outros percebem que fiquei atrapalhada. baaaaaaah!

não sei o que se passa com o mundo, mas de há dois dias para cá já ouvi uns quantos elogios. das pessoas mais inesperadas...e nas situações mais estranhas. tenho que confessar que corei com dois...porque foram exactamente aqueles que não me importo de ouvir...os únicos! fazem-me sorrir e o ego dispara por aí acima (e só pára quando volto à terra e penso..."foi um elogio").

é bom ouvir uma palavrinha simpática de vez em quando, mas continuo a achar que as acções que os outros têm connosco valem infinitamente mais. são mais espontâneas e ficam mais tempo na nossa memória (e se eu tenho memória selectiva!).
deve ser por isso que tenho um problema grave em lidar com as palavras dos outros...porque um gesto não pede um agradecimento imediato. e porque muitas vezes as palavras são ocas, são apenas palavras que vêm e vão. é isso que nos distingue a todos: alguns recordamos sempre, outros passam e simplesmente apagamos.